31 de julho de 2013

Mitologia I Os Seguidores da Natureza

No conto A Perdição de Kenza, a protagonista, Kenza, desejava um favor de uma deusa, Lyann. Esta deusa, junto de outras doze, forma uma religião chamada Os Seguidores da Natureza. É, obviamente, uma religião fictícia, cultuada em um mundo que idealizei para meus livros (especialmente os da saga A Batalha das Fraternidades), Myhorr (sobre o qual já falei uma vez e tornarei a falar em outras oportunidades, mais detalhadamente).


Esta religião está inserida em um contexto histórico em Myhorr, que é abordado em meus livros, e enquanto é seguida por algumas pessoas, é tomada por outras como mitologia. Ademais, o fato de a deusa Lyann ser verdadeira no universo de A Perdição de Kenza não a torna verdadeira nos universos de outras sagas (como, por exemplo, A Batalha das Fraternidades).

30 de julho de 2013

Meus Livros | A Batalha das Fraternidades

A Batalha das Fraternidades é a primeira saga que comecei a escrever (sendo que Desaparecimento ou Assassinato, o primeiro volume, foi meu primeiro livro, que conclui aos treze anos de idade). Conta a história de como Sophia e suas amigas — Helen, Mirella, Larisse e Letícia —, cinco garotas adolescentes, se metem em uma briga de mais de trinta anos entre duas sociedades secretas porque são bisbilhoteiras demais. Para maiores informações, visitem o blog da saga (que, entretanto, permanecerá parado durante algum tempo, devido a algumas mudanças que ainda desejo fazer nos livros da saga). ATUALIZAÇÃO: O BLOG DA SAGA FOI DESATIVADO.

A saga conta, por enquanto, com seis volumes (como ainda não terminou de ser escrita, posso ter de alterar a quantidade de volumes, assim como os títulos dos livros).

A seguir, leia um pouco a respeito de cada um dos volumes da saga:

29 de julho de 2013

[Livro] A Pedra Dourada

Título: Viviana #01 – A Pedra Dourada
Data de publicação: 03.08.2013 (primeiro capítulo)
Gênero: Fantasia
Tipo de história: Livro
Sinopse: Viviana acabou de perder seu pai, e agora as únicas pessoas que lhe restam são Claudia, sua antipática madrasta, e Pedro, o meio-irmão que tanto odeia. Sua única esperança é Julieta, sua tia, que a envia para uma escola de magia no interior, onde Viviana desenvolverá suas habilidades e mergulhará nas tramas daqueles que desejam a Pedra Dourada, um poderoso objeto mágico, e fariam de tudo para obtê-la. Ao longo do tempo, aprende a utilizar seus poderes e descobre que tanto a morte do pai quanto a da mãe (que faleceu quando ela tinha apenas quatro anos) estão relacionadas com a trama.

Leia o livro


Índice

Capítulo 1 (03.08.2013)

Extras

Objetos mágicos (em breve)

Diário de escrita

Em breve.

Andamento do livro

Escrito 1 capítulo de um total de 27.








Personagens

Viviana (protagonista)


Viviana é uma garota dezessete anos, e tem pele pálida, cabelos castanhos levemente ondulados e olhos cor de mel. É orgulhosa, porém inteligente e um pouco reservada. Não é dada a piadas e raramente sorri. No entanto, faz tudo o que é preciso para que no final tudo fique bem — e leva todas as suas tarefas a sério. Quando tinha quatro anos, Viviana perdeu a mãe, Luciana, e poucos anos mais tarde ganhou um meio-irmão que odeia, Pedro. Ele é filho de sua madrasta, Claudia, com quem o pai se casou um ano após a morte de Luciana.

Pedro

  
O garoto é irmão de Viviana e tem doze anos. Tem cabelos ruivos, olhos azuis e é baixo e robusto. Pedro é um garoto mimado, que consegue tudo o que quer de sua mãe, Claudia, mas é também invejoso.

Claudia


Claudia é uma mulher de estatura mediana e silhueta esbelta, com rosto severo e cabelos castanhos.
É vaidosa e se incomoda em manter a boa reputação da família, mesmo que a situação na realidade não seja tão bonita quanto faz parecer aos de fora. É a mãe de Pedro e madrasta de Viviana. Casou-se com Guilherme um ano após a morte da primeira esposa deste, e alguns meses mais tarde Pedro nasceu.

Guilherme


Guilherme era o pai de Viviana e Pedro e faleceu há pouco tempo, diz-se que de um acidente, apesar de isto parecer suspeito.

Luciana


Luciana é a mãe de Viviana e faleceu quando a menina tinha quatro anos.

Julieta


Julieta é a irmã do falecido Guilherme e, portanto, tia de Viviana.

Samantha


É uma garota alta e robusta, com pele morena e cabelos castanhos longos. Tem treze anos e é a namorada de Pedro.


PS: Como os capítulos serão postados conforme forem escritos, podem sofrer alterações quando eu começar a revisão. Notificarei os leitores nos perfis do Facebook, do Wattpad e do Widbook quando as alterações forem feitas.

25 de julho de 2013

Feliz dia do escritor!

Este post é especial para aqueles que, como eu, além de leitores, são também escritores.


Hoje, dia 25 de julho, é comemorado o dia do escritor. Dia daqueles cujas mentes são povoadas por cenários fantásticos, daqueles que deixam seus pensamentos vagarem enquanto os personagens dialogam em sua mente, daqueles que, às vezes de uma única palavra ou ideia, conseguem desenvolver uma história que emociona ou toca os leitores de alguma maneira.

Hoje é o dia daqueles que sentem prazer em idealizar tramas e personagens e fazê-los agirem e reagirem às reviravoltas que lhes impõe, às vezes sem nem saber no que vai dar. Hoje é dia daqueles que escrevem pelo simples prazer de contar uma história, sem se incomodarem com o que ganharão em troca.

Esta é a minha pequena e simples homenagem a todos os escritores. Espero que todos vocês tenham ideias maravilhosas, e muitas páginas preenchidas!

Resenha | Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes (Jogos Vorazes #1)
Autora: Suzanne Collins
Ano de publicação: 2010
Editora: Rocco
Número de páginas: 397
Compre: Amazon| Submarino | Saraiva
Sinopse (Skoob): Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

A trama de Jogos Vorazes se passa em um futuro não definido, em um novo país chamado Panem, localizado onde antigamente existia a América do Norte. Panem é resultado de diversas guerras e desastres naturais, e é dividido em 12 distritos, comandados rigidamente pela Capital. A principal maneira de a Capital demonstrar esse controle sobre os distritos é com os Jogos Vorazes, evento realizado anualmente, em que são recolhidos de cada distrito duas crianças (chamadas tributos), uma menina e um menino, totalizando vinte e quatro tributos que são deixados em uma arena para matar uns aos outros até que reste um vencedor, enquanto o evento é transmitido pela televisão para todo o país.

22 de julho de 2013

Conto | A Perdição de Kenza


Título: A Perdição de Kenza
Data de publicação: 22.07.2013
Gênero: Fantasia
Tipo de história: Conto
Sinopse: Kenza encontra sua perdição quando decide criar o Objeto Mágico Mais Poderoso. Anos de estudo e sacrifício lhe permitiram alcançar seu objetivo, contudo, ela nunca imaginara que fosse impedida de concluir seu projeto devido a um simples “não”.







Leia o conto



Disponível também no Widbook

Personagens

Kenza


Kenza tem olhos verdes, traços do rosto finos e cabelos pretos longos e lisos. Gananciosa e sedenta de poder, faz tudo o que é necessário para alcançar seus objetivos. Leia mais sobre a personagem clicando aqui.

Lyann


Lyann é uma das deusas que compõem a mitologia das Deusas da Natureza, religião criada para um dos mundos apresentados na saga O Segredo de Todos os Mundos. Leia mais sobre essa e outras mitologias clicando aqui.

Extras

Garn – o objeto de poder citado na história

18 de julho de 2013

Livros que li no primeiro semestre de 2013

Além de escrever, tenho o hábito de ler, e o faço regularmente. Assim, aqui publicarei uma lista de todos os livros que li de janeiro a julho de 2013. Por motivos de falta de tempo, devido às tarefas de faculdade, neste semestre li menos do que esperava ler e muito menos do que gostaria (e também escrevi menos do que gostaria).

A seguir, está a lista dos poucos livros que li nestes últimos meses (onde constam somente os livros que li pela primeira vez, e não os que reli). Estão em ordem de leitura, e não de preferência. Além de listá-los, darei minha opinião geral a seu respeito, e em breve pretendo publicar suas resenhas.

16 de julho de 2013

Seção "Meus Livros"

Já escrevi um post descrevendo sucintamente o que será publicado na seção Meus Livros. Aqui, falarei dos detalhes.



Como já dito, na seção Meus Livros farei uma descrição de todos os projetos de escrita (principalmente livros) que desenvolvo, como, por exemplo, A Batalha das Fraternidades, A Ordem dos Imortais Benignos (cujo título pode sofrer alterações), Os Treze Crimes Imperdoáveis, dentre outros.

Publicarei artigos contendo uma descrição geral do projeto, como sinopse, a quantidade de volumes (em caso de sagas), e quanto já escrevi da história (A Ordem dos Imortais Benignos, por exemplo, ainda está em processo de planejamento). Também escreverei a respeito dos personagens, do mundo em que se passa a história (descrevendo a distribuição de países e reinos, como a mitologia), e até mesmo de onde surgiu a ideia.

Essa seção virá ao ar uma vez a cada duas semanas, e a primeira saga a ser descrita será A Batalha das Fraternidades. Aguardem pelas novidades!

ATUALIZAÇÃO: ESSA SEÇÃO FOI DESATIVADA POR TEMPO INDETERMINADO.

15 de julho de 2013

Homenagem: 2 anos após a estreia de HP7 (Parte 2) nos cinemas

No ano passado, no dia 15 de julho (exatamente um ano após a estreia nos cinemas do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2), vários blogs e fanpages de Harry Potter deram sua contribuição para a homenagem dos fãs à saga. Como fã, também quis fazer a homenagem, que teve lugar em meu outro blog, A Batalha das Fraternidades, embora ele não fosse o lugar ideal para isso. Quem tiver curiosidade de ler, pode clicar aqui.


Este novo blog é mais adequado, portanto, neste ano, a homenagem será feita aqui.

Não sei se os demais blogs voltarão a fazer a homenagem, mas aqui segue a minha:

Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro volume da saga, foi também o meu primeiro livro. Li-o quando tinha 8 anos, e já naquela época me sentia arrebatada por este mundo mágico, cheio de detalhes e pormenores que o tornavam quase palpável.

Fui lendo os volumes seguintes conforme os ganhava de presente de aniversário ou de natal, e assistia aos filmes quando era lançados, por isso posso dizer que de certa forma cresci junto de Harry Potter (assim como milhares de outros fãs).

Nunca ansiei tanto por um livro quanto por Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último volume. Lembro de como fiquei feliz por finalmente saber o final, mas ao mesmo tempo triste, por saber que nunca mais leria nada sobre Harry Potter.

E depois vieram os filmes: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, e com eles, a conclusão definitiva da saga.

Reli todos os livros da saga diversas vezes, a fim de poder retornar a esse mundo fantástico e reviver os melhores momentos, e sei que tornarei a fazê-lo ainda muitas vezes.

"Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no mundo como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!"

Profª. Minerva McGonagall.


Às vezes, fico me perguntando se J. K. Rowling previra, ao escrever esta saga, que todas as crianças conheceriam o nome de Harry Potter. Suponho que não.

11 de julho de 2013

Resenha | Harry Potter e a Pedra Filosofal

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal (volume 1)
Autora: J. K. Rowling
Ano de publicação: 2000
Editora: Rocco
Número de páginas: 263
Compre: Amazon | Submarino | Saraiva
Sinopse: Um bebê é deixado à porta da família Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, após um duelo no qual seus pais morreram. Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor dos presentes de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado. Conduzido por Rúbeo Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia. Na escola de bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas, e a “pilotar” uma vassoura. Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e alguns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama. Afinal, Harry Potter, mesmo sem saber, derrotou o mais terrível dos feiticeiros. Agora, para prosseguir vitorioso, precisa aprender a dominar a sabedoria contida em valores simples da vida como a amizade, a perseverança e o amor.

Harry Potter e a Pedra Filosofal começa relatando mais um dia aparentemente normal na vida de uma família normal, a família Dursley. Todavia, não se trata de um dia normal. A caminho do trabalho, Valter Dursley flagra diversos acontecimentos esquisitos, tais como gatos lendo mapas e pessoas estranhamente vestidas. À noite, naquele mesmo dia, um garotinho é deixado à porta da casa dos Dursley, com uma carta contendo explicações a respeito de quem é e do que lhe aconteceu.

"Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no mundo como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!"
Profª. Minerva McGonagall.

9 de julho de 2013

Quando eu comecei a escrever

Quando era criança, sempre gostei de desenhar, por isso era comum que eu criasse histórias em quadrinhos (projetos que eu nunca concluía, por falta de paciência de desenhar as cenas em todos os quadrinhos). Entretanto, comecei a escrever de verdade quando iniciei meu primeiro livro, Desaparecimento ou Assassinato, aos 13 anos de idade.


O livro Desaparecimento ou Assassinato foi baseado em uma história em quadrinhos, onde havia uma professora que trocava de disfarces semanalmente e as personagens principais (cinco estudantes curiosas) tinham de descobrir por quê. Desaparecimento ou Assassinato se tornou o primeiro livro de uma saga de fantasia de 6 volumes, intitulada A Batalha das Fraternidades.

Depois disso, nunca mais parei de escrever e criar minhas histórias. Comecei a escrever os demais volumes de A Batalha das Fraternidades (que agora estão tendo seus rascunhos revisados e editados) e também escrevi contos e iniciei alguns projetos (alguns que ainda não tenho certeza se vou ou não terminar, outros que têm suas ideias cuidadosamente anotadas e estão em processo de planejamento). Sobre esses últimos, falarei mais tarde.

Em outras oportunidades discorrerei mais a respeito de A Batalha das Fraternidades, como ainda de meus outros projetos, além de falar um pouco sobre como tento organizar todas as minhas ideias em algo que faça sentido e siga alguma cronologia.

8 de julho de 2013

Conto | O Vilarejo dos Mortos

Título: O Vilarejo dos Mortos
Data de publicação: 08.07.2013
Gênero: Terror
Tipo de história: Conto
Sinopse: Letícia tem de lidar com o recente falecimento de sua avó e, com apenas 19 anos, cuidar da irmã mais jovem, Natália, uma vez que seus pais morreram há alguns anos. A fim de ajudar as duas meninas, a tia delas, Mariana, as convida a passar uma temporada em sua mansão no campo, e após concordarem, Letícia e Natália fazem suas malas e pegam a estrada. Contudo, um evento estranho acontece. O carro de Letícia quebra durante o caminho, e são acudidas por uma esquisita, porém bondosa senhora, de nome Amanda, que as convida a passar a noite em sua casa. Apesar de assustadas com a estranha decoração da casa, que a faz parecer podre, as duas concordam. Todavia, descobrirão que a podridão da casa não se trata de apenas uma decoração excêntrica, e deverão desvendar o mistério por trás disso, além de enfrentarem os perigos oferecidos por Amanda e seu marido Márcio.

Leia o conto

O conto foi temporariamente removido do Wattpad e do Widbook pois passará por reescrita. Em breve vocês terão notícias!

Personagens

Letícia


É uma das protagonistas. Tem dezenove anos e é uma moça alta, com olhos verdes, rosto pálido e cabelos louro-escuros encaracolados. Sua personalidade não foi muito bem explorada nos contos onde apareceu, contudo, é uma pessoa curiosa, mas também focada, que faz tudo o que for necessário para alcançar suas metas, sejam tais tarefas agradáveis ou não. É uma pessoa honesta.

Natália


É irmã de Letícia e é a outra protagonista do conto. Com seus 12 anos, é uma menina alta e pálida, com cabelos louro-escuros cacheados e olhos azuis. É uma menina tímida, porém bastante curiosa.

Outros Personagens


Também aparecem na história personagens como Mariana, a tia de Letícia e Natália, Márcio e Amanda, o estranho casal que oferece ajuda às duas meninas quando seu carro quebra na estrada, e Renato e Clarisse, que também prestam ajuda a elas.

5 de julho de 2013

Os mundos que criei


O segundo volume da saga A Batalha das Fraternidades introduz as protagonistas a um novo mundo (uma outra dimensão) que possui sua própria história, seus próprios países, sua própria maneira de lidar com a magia e com a religião. Outros livros e sagas que estou planejando também se passam nesses mundos.

Mapa de Myhorr, um dos mundos onde se passa grande parte de meus livros e contos e sobre o qual falarei mais tarde.

Eu os idealizei pela primeira vez enquanto escrevia Uma Missão em Outro Mundo, o segundo volume da saga citada, e fui detalhando a história, a mitologia/religião e as dinâmicas de funcionamento de cada país que é citado no livro (até mesmo desenhei mapas), assim como o funcionamento da transição entre as várias dimensões. Também fui ao pouco detalhando as regras e o funcionamento da magia que é praticada por muitos dos personagens.

Desse modo, os mundos foram se tornando cada vez mais complexos, por isso escreverei outros artigos descrevendo um detalhe ou outro (embora a maior parte vá ser destrinchada nos livros).

3 de julho de 2013

Sobre o que escreverei

Neste post farei um breve resumo do que pretendo publicar neste blog a partir da semana que vem, para que todos saibam pelo que esperar.


Contos

Tenho vários contos publicados, online e em e-book. Você pode acessar aqui os contos disponíveis online no Wattpad (de forma gratuita) e aqui os contos publicados na Amazon. Aqui você pode ter acesso a vários posts sobre os processos de escrita dos meus contos e livros.

Resenhas

Desde criança sempre gostei de ler, tanto quanto de escrever; os mundos fantásticos criados pelos escritores sempre foram um grande atrativo para mim. Tanto que também sinto a necessidade de criá-los, de ter meus próprios projetos de escrita.

Além de desfrutar desses maravilhosos prazeres que somente os livros podem nos proporcionar, gosto também de dar minha opinião sobre eles, escrever sobre como me senti lendo-os. Por isso, publicarei resenhas aqui no blog. Não só resenhas, como também outros conteúdos relativos a livros, como análises de cenas ou do mundo em que determinada história se passa.

Minhas primeiras resenhas obviamente não serão as melhores, e por isso começarei resenhando livros mais simples. Também não tenho o intuito de fazer crítica literária, meu objetivo é simplesmente mostrar minha opinião acerca do que leio. Por esse motivo, aceitarei críticas e até mesmo esperarei por elas (tanto para resenhas quanto para contos).

A primeira resenha publicada no Sonhos, Imaginação & Fantasia foi de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Você pode acessar as demais resenhas aqui.

Outras colunas

O Sonhos, Imaginação & Fantasia é um blog com foco em meus projetos de escrita e em resenhas, mas nem por isso deixa de abordar outros assuntos. Saiba mais sobre o que você pode encontrar no blog aqui.

Apoie a autora

Quer apoiar uma escritora independente? Basta clicar no botão abaixo, escolher o valor e efetuar o pagamento (cartão ou boleto). Em troca, você receberá o meu agradecimento eterno e poderá ler mais contos (e livros) no futuro (quem sabe muito melhores!)




Este post foi atualizado no dia 12/01/2017.

Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

1 de julho de 2013

Sejam bem-vindos!

Em primeiro lugar, sejam muito bem-vindos ao meu novo blog!

O desenho foi feito por mim, e representa a transição entre dois universos distintos.

Meu nome é Laís Helena, e tenho 19 anos. Atualmente, estou cursando Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo e uso meu tempo livre para ler e escrever. Aos treze anos, concluí meu primeiro livro, Desaparecimento ou Assassinato, primeiro volume de uma saga denominada A Batalha das Fraternidades. O livro inclusive foi publicado (em pdf) em meu outro blog, exclusivo para a discussão de seu enredo e do mundo em que se passa a história, que pode ser acessado aqui. Atualmente, estou trabalhando na revisão dos demais volumes da saga A Batalha das Fraternidades e nos rascunhos de outros livros, sobre os quais falarei mais tarde. Também, é claro, escrevo contos, e criei este blog no intuito de divulgá-los.

Além de publicar os contos, escreverei a respeito dos personagens e dos mundos em que se passam, e esporadicamente revelarei ilustrações dos contos e personagens, feitas por mim. Uma vez que gosto de dar minha opinião e impressão daquilo que leio, publicarei resenhas de livros, e também outros conteúdos relativos a eles. Finalmente, falarei a respeito de minhas experiências com a escrita (por exemplo, como montei a linha do tempo de determinada história, como faço a divisão dos capítulos, dentre outros), não no intuito de criar uma fórmula para a concepção de narrativas ou dar dicas (para isso, precisaria ser mais experiente), mas simplesmente para compartilhar minhas experiências.

Leia mais a meu respeito e do conteúdo do blog nas páginas Sobre a Autora e Sobre o Blog.

Em breve, novidades serão publicadas; siga o blog nas redes sociais e as acompanhe:


Se tiverem curiosidade de saber o que eu leio, visitem meu perfil no Skoob, e vejam também minha conta no Wattpad.

Espero que possam desfrutar de boas leituras, e sintam-se à vontade para deixar dicas, dúvidas, críticas e sugestões nos comentários.