27 de maio de 2015

Ainda mais livros com contos fantásticos

Enquanto pesquisava por indicações, encontrei muitos livros estrangeiros de contos, por isso dividi as indicações em dois posts e trago aqui mais nove livros que reúnem contos de fantasia, ficção científica ou terror.

Confiram também os posts anteriores:

Sombras da Noite

Stephen King ao que parece produz muitos contos, e aqui vai mais uma antologia sua, esta com 20 contos de terror:

Stephen King reúne aqui 20 de seus mais inquietantes contos- relatos de acontecimentos bizarros e atos impensáveis, surgindo daquela região crepuscular onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível que ronda à solta. Os cenários são familiares e acima de qualquer suspeita - um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas no mundo de Stephen King, qualquer lugar pode servir como território sobrenatural. Só é necessária uma hora propícia da noite e a distração das vitimas. Alguns desses clássicos inspiraram filmes memoráveis: As Crianças do Milharal (Colheita Maldita) O Homem do Cortador de Grama (O Passageiro do Futuro), A Máquina de Passar Roupa (Mangler: O Grito de Terror) e Às Vezes Eles Voltam.

25 de maio de 2015

[Resenha] O Temor do Sábio

Título: O Temor do Sábio (A Crônica do Matador do Rei: Segundo Dia)
Autor: Patrick Rothfuss
Ano de publicação: 2011
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 960
Sinopse: Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens.
Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos.Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos.Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.

23 de maio de 2015

Escrevendo Fantasia | Worldbuilding - Parte 2

Na edição anterior da coluna destaquei alguns pontos que julgava importante explorar durante a criação de um mundo de fantasia. Neste post, darei algumas dicas sobre como determinar cada um dos aspectos de seu mundo. São dicas que funcionam para mim ou que pretendo tentar colocar em prática, e, embora cada escritor tenha seu método, pode ser que funcionem também para outras pessoas.

Mapas

A primeira coisa que me vem à cabeça quando tenho uma ideia é a história. É comum eu abrir o Word para anotar uma ideia repentina e, enquanto faço isso, mais e mais ideias aparecem, e quando vejo tenho uma página inteira, às vezes mais, descrevendo a história do início ao fim. E, caso a história se passe em um mundo que eu ainda não tenha criado, geralmente tenho em mente a localização e formato aproximado dos países, por isso faço um esboço no paint.

Esboço do mapa de um projeto que estou desenvolvendo, e sobre o qual falarei em breve.

Eu não me preocupo com a versão que virá ao final do livro quando ele for publicado; é só um rascunho mesmo, que eu uso como guia durante a escrita da história e faço acréscimos e mudanças se tiver novas ideias ou achar necessário. Além disso, ele me ajuda durante a construção do mundo: enquanto desenho os países, já começo a pensar em como seus contornos se formaram, como as cidades surgiram, como são as relações entre cada um. Ter um mapa me ajuda a definir como será o clima em cada local, quais as distâncias entre cada cidade.

E, ainda sobre as distâncias, sugiro que vocês leiam este artigo que o autor M. A Iora escreveu para o blog Me Livrando: Noções de Tempo e Espaço — ou “Física Aplicada aos Romances de Fantasia”, onde ele fala sobre a importância de se manter a coerência nos deslocamentos de personagens.

18 de maio de 2015

[Resenha] A Última Página

Título: A Última Página
Autor: Thaís Alves e Amanda Alves
Ano de publicação: 2014
Editora: publicação independente
Número de páginas: 387
Sinopse: Melissa Mitchel, uma jovem de apenas 17 anos disposta a lutar pela sua independência, decide ir em busca de seu grande sonho: cursar uma boa faculdade e tornar-se uma escritora. Em meio a tantos altos e baixos ela larga o conforto de sua casa em Skagway Alaska, para morar num subúrbio em Los Angeles, em um pequeno apartamento com apenas três cômodos.
Tudo aparentava ser difícil em sua vida, porém com a sua devida persistência, ela recebe uma boa proposta e com isso novos amores se acenderão, mas será ela capaz de controlar seus sentimentos? Será que finalmente encontrará o seu caminho ou achará apenas dúvidas e desilusões? Embarque com ela nessa linda história, garanto que você quererá ler até A Última Página.

16 de maio de 2015

Escritoras parceiras: Thaís Alves e Amanda Alves

Hoje vim anunciar mais uma parceria para o blog Sonhos, Imaginação & Fantasia, com as escritoras Thaís Alves e Amanda Alves. Conheçam as escritoras e sua obra:

Thaís Alves, Thata ou T. Alves, nascida a 18/10/94, Rio de Janeiro. Escritora e sonhadora, sempre batalhou para alcançar seus objetivos. Com seu primeiro livro de sua trilogia publicado, O Mistério de Hill Forls, ela não quis parar por aí. Sempre está correndo atrás de novos desafios relacionadas a escrita, afinal, escrever é mais prazeroso do que chocolate (e olha que ela não é de dispensar um bom chocolate). Além dos livros, ela é apaixonada pela Lua e por música — cantar a relaxa demais. Seu desejo desde sempre foi crescer no meio literário, escrever grandes livros, ser reconhecida pelo seu trabalho acima de qualquer coisa. Pretende cursar jornalismo, mas quase tudo em sua vida é incerto. A única certeza que ela tem é que escrever, está e sempre estará no topo de suas prioridades!

Amanda Alves, ou A. Alves, é uma jovem, nascida e criada na tão conhecida "Cidade Maravilhosa", RJ. Nasceu no dia 06/05/1998, e desde muito nova sua vontade de escrever tornou-se visível. Escrever sempre foi seu hobby favorito: começou com alguns textos e crônicas, até que surgiu o desejo de criar uma história. A Última Página não é sua primogenitura, apesar de ser sua primeira obra publicada. Com o tempo, talvez, possa se saber mais a respeito dessa escritora, tão nova, mas com uma coisa em mente: fazer aquilo que gosta, escrever.


O livro a ser resenhado pelo blog Sonhos, Imaginação & Fantasia se chama A Última Página, e abaixo vocês podem conferir a sinopse:

Sinopse: Melissa Mitchel, uma jovem de apenas 17 anos disposta a lutar pela sua independência, decide ir em busca de seu grande sonho: cursar uma boa faculdade e tornar-se uma escritora. Em meio a tantos altos e baixos ela larga o conforto de sua casa em Skagway Alaska, para morar num subúrbio em Los Angeles, em um pequeno apartamento com apenas três cômodos.Tudo aparentava ser difícil em sua vida, porém com a sua devida persistência, ela recebe uma boa proposta e com isso novos amores se acenderão, mas será ela capaz de controlar seus sentimentos? Será que finalmente encontrará o seu caminho ou achará apenas dúvidas e desilusões? Embarque com ela nessa linda história, garanto que você quererá ler até A Última Página.

As autoras também possuem outros livros, confira em seu site.

15 de maio de 2015

Livros de Fantasia | A Roda do Tempo

A coluna Livros de Fantasia tem por objetivo divulgar livros e sagas (completas ou incompletas) que se encaixam no gênero da fantasia, levando aos leitores informações sobre essas histórias e, quem sabe, despertando a curiosidade destes.

O intuito desta coluna é mais informativo que opinativo, pois muitas vezes trarei informações sobre uma história que ainda não tenha lido, mas procurarei redirecionar o leitor para a resenha caso já a tenha lido. Clicando aqui você encontra todos os demais livros e sagas descritos nesta coluna.

Se quiser ler sobre alguma saga ou livro aqui no blog ou simplesmente me recomendar um livro (sempre tem espaço para mais um na lista!), basta enviar um e-mail para o blog através da página contato.


Nesta edição da coluna falarei um pouco sobre a série A Roda do Tempo, de Robert Jordan, que se inicia com O Olho do Mundo.

13 de maio de 2015

Mais 8 livros com contos fantásticos

Na edição anterior desta série de posts, listei 10 livros que reuniam contos de escritores brasileiros. Hoje, vou listar livros de contos de estrangeiros (alguns, infelizmente, ainda sem previsão de publicação no Brasil). Confira:

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Essa é uma antologia que estou querendo muito ler. Será lançada no Brasil agora, dia 16 de maio, e estou muito ansiosa para os contos de Patrick Rothfuss e Scott Lynch. Confira a sinopse:


Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

11 de maio de 2015

[Resenha] Aprendiz de Assassino

Título: Aprendiz de Assassino (Saga do Assassino #1)
Autor: Robin Hobb
Ano de publicação: 2014
Editora: Leya
Número de páginas: 416
Sinopse: O jovem Fitz é o filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e foi criado pelo cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Ele é tratado como um penetra por todos na realeza, com exceção do Rei Sagaz, que faz com que ele seja secretamente treinado na arte do assassinato. Porque nas veias de Fitz corre a mágica do Talento e o conhecimento obscuro de um garoto criado em um estábulo, entre cães, e rejeitado por sua família. Quando assaltantes bárbaros invadem a costa, Fitz está se tornando um homem. Logo ele enfrentará sua primeira missão, perigosa e que despedaçará sua alma. E embora alguns o vejam como uma ameaça ao trono, ele pode ser a chave para a sobrevivência do reino.

4 de maio de 2015

Resenha | Na Escuridão dos Dias

Título: Na Escuridão dos Dias
Autor: Cristina Deutsch 
Ano de publicação: 2015
Editora: Lulu
Número de páginas: 207
Sinopse: Na escuridão dos dias é uma ficção histórica que traz como cenário a Guerra de Secessão da Iugoslávia. Quando nacionalistas tentaram impedir que a Bósnia-Herzegovina se separasse do que restou da antiga Iugoslávia em Abril de 1992. Milla, uma menina ruiva e Sardenta, ainda tão pequena precisou conviver com os martírios causados por esse evento. Ao findar a fase sangrenta em seu país ela percebe que sua vida não seria mais como antes, ao conhecer a omissão e deslealdade. Alguns anos se passaram e Milla já adulta encontra o que toda mulher sonha: o grande amor da sua vida, e com Fateen viverá uma paixão que terá altos e baixos, e descobrirá no momento certo toda a verdade sobre seu passado, e, essa revelação mudará suas prioridades.
Uma historia de ganância, ambição, luta e jogo de poderes; através da ficção, o livro levanta o véu que manteve Milla e todo os muçulmanos sem direito a identidade e uma vida digna, e serve de alerta para as novas gerações: a liberdade é o maior bem para todos e especial para aqueles que sobreviveram a escuridão dos dias.

1 de maio de 2015

Livros Nacionais e Independentes | Os Mistérios de Warthia

Os Mistérios de Warthia é uma série de livros de fantasia da escritora Denise Flaibam. Atualmente conta com dois volumes, A Profecia de Mídria e A Fortaleza do Dragão, além de um conto que é uma prequel da série, intitulado Os Guardiões. Saiba mais sobre os livros no site da autora e na fanpage da série.

Título: Os Guardiões
Autor: Denise Flaibam
Ano de publicação: 2014
Editora: independente
Número de páginas: 52
Sinopse: Antes de Jarek Hargon ser um guardião, ele precisou entender e, principalmente, aceitar os caminhos que o levariam até a salvadora de Warthia.
Resgatado da prisão por uma baixinha loira de orelhas pontudas, Jarek não é lá um poço de compreensão como Ývela esperava, e desafiar os Deuses a provar por que o escolheram para guardar a escolhida de Warthia é o que ele tem em mente quando aceita desvendar os mistérios sobre seu destino.Conheça, pelos olhos do rabugento guardião, os caminhos anteriores à Profecia de Mídria.

Título: A Profecia de Mídria
Autor: Denise Flaibam
Ano de publicação: 2013
Editora: Novo Século (1ª edição), independente (2ª edição)
Número de páginas: 392
Sinopse: SERAFINE DELAY ERA UMA GAROTA COMUM...
À sua maneira.Sua vida na sossegada Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la!E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar.Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotar àquela que vem das Trevas para tudo devastar.Os Mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo.

A série terá 4 volumes e o segundo ainda está em processo de publicação. Vocês também podem conferir o primeiro capítulo de A Profecia de Mídria aqui.

Atualização: a capa do segundo volume, A Fortaleza do Dragão, foi divulgada na fanpage da série, assim como sua data de lançamento, que será em junho.