7 de dezembro de 2015

[Resenha] A Coroa de Ptolomeu

Título: A Coroa de Ptolomeu
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 78
Sinopse: Depois do encontro de Percy e Carter, em O filho de Sobek, e de Annabeth e Sadie, em O cajado de Serápis, enfim chegou a hora de os quatro se unirem em uma divertida aventura mágica em um novo conto que une as séries de mitologia greco-romana e egípcia de Rick Riordan. Em A coroa de Ptolomeu, Percy e Annabeth abrem mão de pegar um cinema no sábado para resolver um assunto bem chato: deter o espalhafatoso e lendário mago Setne, que mais parece um cruzamento de Elvis Presley com Prince versão 1980. Munido com o Livro de Tot e unindo as magias grega e egípcia, Setne - cuja história é contada em A sombra da serpente e que é relembrado em O cajado de Serápis - está tentando unir as duas coroas, do Baixo Egito e do Alto Egito, para se tornar um deus imortal.

3 de dezembro de 2015

Lançamento | Trópicos Fantásticos

Sim! Foi exatamente isso que você leu: Trópicos Fantásticos, a primeira (de muitas, espero) antologia organizada pelo Sonhos, Imaginação & Fantasia.

A ideia era lançá-la em setembro, em comemoração ao dia da independência, no entanto, descobri que ler, selecionar e revisar contos, além de diversos outros processos envolvidos, levava muito mais tempo do que imaginava (e também acabei tendo imprevistos não relacionados à produção da antologia). Porém, conseguimos, afinal, e a antologia agora tem data de lançamento: dia 4 de dezembro de 2015.

Abaixo você pode conferir a capa, feita por Gabrielle Erudessa, e a sinopse, e o livro também já está disponível para ser adicionado no Skoob e Goodreads:


Sinopse


Pegue sua passagem e venha viajar conosco. Por favor, não se acanhe. Você está convidado a adentrar este mundo e conhecer suas histórias. Aqui você encontrará narrativas mais diversas, poderá visitar os mais variados locais, todos únicos e encantadores. Andará por florestas, cemitérios e cidades, viajará ao futuro e ao passado, irá topar com as mais diferentes (e perigosas) criaturas. Aqui, poderá conhecer as mais distintas faces do universo fantástico brasileiro. Seja bem vindo, caro leitor, aos Trópicos Fantásticos!
Esta antologia é uma iniciativa do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia com o apoio de O Castelo das Águias, The Nerd Bubble, Chimeriane, Ponto de Acumulação e Clube de Autores de Fantasia. Reúne 14 histórias de 14 escritores brasileiros, todas versando sobre diferentes aspectos de nosso país. Por isso pegue sua passagem, e poderá viajar quantas vezes quiser (e só precisará pagar uma vez).

Sobre


Como já dito em outros posts, a ideia para a antologia Trópicos Fantásticos surgiu após um debate na internet sobre as melhores formas de valorizar a literatura fantástica brasileira. Na minha opinião, não há jeito melhor de fazer isso que lendo e escrevendo fantasia, por isso decidi organizar essa antologia. Recebi a ajuda de Jana P. Bianchi, Neo Laveroni e Renan Santos para selecionar os contos; Ana Lúcia Merege e Camilla Villalba ajudaram com o copidesque, e por fim a Jana deu mais uma mãozinha com a revisão final dos contos.

A antologia possui 14 histórias: as dez selecionadas e quatro dos organizadores. Abaixo, a lista de títulos e autores:

Ao lado do rio - Jéssica Borges
Caçada - Thais Rocha
O Devorador de Mentes - Renan Santos
Escuro - Kézia Garcia
O Faxineiro - Fernando Tuna
A história de Jorge - Ana Lúcia Merege
Ipiranga - Jana P. Bianchi
A Mãe Garimpeira - John Lennon Silva
O que eu faria se tivesse uma máquina do tempo? - Laís Manfrini
Para nunca esquecer - Anairam
Quando a lua revogou Matinta Perera - Tamires Branu
Quem manda já morreu - Angelo Miranda
Recomeço - Ana Luiza Figueiredo

A antologia está disponível para compra ou aluguel na Amazon, e você pode adquiri-la agora. Se você não tem um e-reader, não tem problema: basta ter o aplicativo Kindle, que pode ser baixado em seu smartphone, tablet ou PC, ou mesmo ler online através do Kindle Cloud Reader.

Por isso, boa leitura e boa diversão!



Resenhas


Gostei muito da diversidade dos temas, os contos variam bastante e nenhum conto ficou parecido com o outro. As histórias envolvem elementos de vários subgêneros da literatura especulativa, desde a fantasia urbana, passando pela ficção histórica, até à ficção científica, alguns com elementos distópicos. O estilo de escrita foi bem variado, com excelente cuidado com os clichés e gostei de todos.
Trecho da resenha de Cassy Teodoro no Dragonmountbooks (15 de junho de 2016).

Particularmente eu amo ler contos, eles são histórias relativamente curtas que nos dão uma pequena dose do que o autor é capaz. Algumas dessas pequenas histórias tem a capacidade de nos deixar querendo mais, e, são essas que mais me cativam.
Todas as quatorze histórias do livro são interessantes e peculiares a seu próprio modo, mas como é de se esperar, tive minhas favoritas, e pretendo falar um pouquinho sobre elas para vocês.
Trecho da resenha de Milena Caldas no Minha contracapa (13 de outubro de 2016).

A história tem uma ótima abertura, bons diálogos e segue uma linha bastante consistente. Imaginar sereias nos rios de São Paulo me fez olhar para eles com outros olhos e ajuda a levantar a bola para o tratamento ecológico de rios poluídos.
Trecho da resenha de Soraya Coelho no Literatividade (31 de janeiro de 2017).



Resenhe!


Se você leu e gostou de algum conto ou livro (e se não gostou também) considere deixar uma avaliação! Se você não tem blog ou vlog, não tem problema: plataformas como o Skoob e o Goodreads oferecem espaço para que você possa postar suas resenhas, e a Amazon também. Além disso, você pode entrar em contato comigo através do blog ou pelo e-mail llmanfriniescritora@gmail.com. Também não precisa ser nada longo ou elaborado: pode ser um parágrafo ou mesmo algumas linhas; o importante é que seja uma avaliação sincera. O feedback é importante para que o escritor possa produzir conteúdo cada vez melhor!

Acesse meus perfis no Skoob e no Goodreads.



Quer ser parceiro?


Se você se interessou por algum conto ou livro, estou disposta a fazer parceria com blogs como autora! Basta entrar em contato (llmanfriniescritora@gmail.com, ou pelo formulário do blog) e, caso eu goste do seu blog ou da sua proposta, posso ceder os e-books (nos formatos mobi ou epub) para que você possa apreciar a leitura e fazer a resenha. Ao entrar em seu blog, vou avaliar a forma como você faz resenhas e a temática do seu blog (como escrevo fantasia, tenho predileção por blogs voltados ao tema, mas também estou aberta a parcerias com blogs que abordem todos os gêneros).



Conheça meus livros publicados

Não-heroína


Uma super-heroína que se tornou uma tirana em um universo de fantasia épica.

O que eu faria se tivesse uma máquina do tempo?


Uma vigarista imortal que tem que lidar com a irmã e com a falta de pizza em uma São Paulo pós apocalíptica.




Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest