7 de março de 2017

10 personagens femininas da ficção especulativa para você conhecer

Amanhã é o Dia Internacional da Mulher, então nada melhor do que aproveitar essa semana para fazer um especial e homenagear personagens, livros e autoras!


Na primeira parte do especial, selecionei 10 personagens femininas da fantasia e ficção científica que você precisa conhecer (algumas delas eu aposto que você conhece). Além disso, são personagens de que eu gostei muito e cujas histórias eu sempre tenho vontade de reler.

Confira:

Adelina Amouteru

Adelina Amouteru, por marquiseing
Adelina Amouteru por Marquiseing no Deviantart.

Jovens de Elite é um livro que pode ter alguns defeitos, mas vários aspectos dele me fizeram apreciar a leitura e um deles foi a protagonista. Diferentemente de outras protagonistas de livros de fantasia YA, ela não é a moça certinha. Muito pelo contrário: ela tem seu lado obscuro, o que tornou a personagem bem interessante. Por ser uma malfetto (vítima de uma febre que devastou o mundo, matou muitas pessoas e deixou várias outras deformadas, dentre elas, Adelina), ela tem poderes, como vários outros malfettos (o que faz dela uma Jovem de Elite). Ela pode criar ilusões, e usa essa habilidade para fazer coisas nem tão nobres várias vezes. Muito interessante também é a forma como o relacionamento dela com a irmã, Violetta, foi retratado. Saiba mais na resenha de Jovens de Elite.


Celaena Sardothien

Celaena Sardothien, por walkingnorth
Celaena Sardothien por Walkingnorth no Deviantart

Celaena Sardothien é protagonista da série Trono de Vidro. Costumava ser a mais perigosa assassina de Adarlan até ser pega e levada para as minas de sal. Um ano depois, recebe a oportunidade de sair de lá para nunca mais voltar, e luta com unhas e dentes para agarrá-la, ainda que a verdadeira liberdade pareça bem distante.

Eu gostei do primeiro livro, mas a série passou a me fisgar de verdade a partir do segundo volume, e foi a partir desse volume também que passei a gostar mais de Celaena. Apesar de ser uma assassina, ela tem seus princípios e objetivos. Assim, nós a vemos matando, mas ainda assim torcemos por ela. Eu recomendo muito a série, apesar do worldbuilding que é um pouco fraco e dos triângulos amorosos.



Katniss Everdeen

Katniss Everdeen, por Palnk
Katniss por Palnk no Deviantart.

Imagino que todo mundo tenha ao menos ouvido falar de Jogos Vorazes. A trilogia como um todo me agradou bastante, e gostei de ler sobre a trajetória de Katniss, que começou como algo bem pessoal — proteger a irmã — e terminou em uma mudança bem radical para Panem. Ainda que em alguns trechos eu acredite que a autora tenha exagerado um pouco no drama, achei que o desenvolvimento de Katniss (especialmente quanto aos traumas que vieram depois de tantas situações difíceis) foi bem feito. Também gosto bastante do fato de ela fugir do estereótipo da protagonista YA, tendo suas falhas e caindo na classificação de personagem cinza.


Leia as resenhas:

Annabeth Chase

Annabeth por Andiree
Annabeth Chase por Andiree no Deviantart.

Sei que já passei da idade, mas eu gosto bastante dos livros de Rick Riordan, especialmente da primeira série, Percy Jackson & os Olimpianos. Gostei bastante de acompanhar a trajetória de Annabeth ao lado de Percy e dos demais semideuses, com todos os seus dilemas sobre ser inteligente e ter de manter o seu status, ainda lidando com seu defeito fatal. Não é a personagem mais bem caracterizada dessa lista, mas, ainda assim, fez com que eu me divertisse bastante durante a leitura.


Leia a resenha de Heróis do Olimpo.

Violet Baudelaire

Irmãos Baudelaire por Vivsters
Klaus, Violet e Sunny Baudelaire por Vivsters no Deviantart.

Violet Baudelaire protagoniza com seus irmãos Klaus e Sunny uma das minhas séries favoritas da minha infância: Desventuras em Série (que, aliás, eu estou querendo muito reler). Ela é uma inventora, e eu adoro a figura do inventor na literatura (talvez ela seja a inspiração inconsciente para as minhas próprias protagonistas?). Ela sempre dá um jeito de usar o que tem à disposição para inventar algum instrumento que livrará ela e seus irmãos das maquinações do conde Olaf. Eu recomendo muito a série, mesmo para quem já é crescidinho.


Vin

Vin, por Charlestanart
Vin por Charlestanart no Deviantart

Não poderia faltar. Quem acompanha o SI&F sabe que eu sou muito fã do Sanderson e leio qualquer coisa que ele publicar. Da trilogia Mistborn, Vin é uma das minhas personagens favoritas. Começou no primeiro volume como uma garota paranoica e insegura, para aos poucos crescer como personagem e se tornar uma alomântica bastante poderosa.


Leia as resenhas:

Auri

Auri por Lyraina
Auri por Lyraina no Deviantart.

Eu estou do lado daqueles que amaram ler A música do silêncio e adentrar a rotina de Auri. Ela é uma personagem solitária, com extrema dificuldade em lidar com outras pessoas, com aquilo que é considerado são e normal. Mas trava sua batalha diária de colocar todas as coisas em seu lugar, de consertar aquilo que está dissonante no mundo.


Leia as resenhas:

Lyra Belacqua

Lyra e Pan por therealgregorsamsa
Lyra e Pantalaimon por therealgregorsamsa no Deviantart.

Fronteiras do Universo é outra série que foi a minha favorita na infância/adolescência, e outra que quero muito reler. Com seu temperamento rebelde, foi uma personagem que me instigou bastante durante a leitura, com quem até me identifiquei um pouco na época (e talvez até me identifique hoje).


Hermione Granger

Hermione Granger por Merue
Hermione Granger por Merue no Deviantart.

É claro que não iam faltar aqui as personagens de J. K. Rowling. Começando por Hermione, outra personagem com a qual me identifiquei na adolescência, e que foi a responsável por Harry e Rony terem durado mais de dois dias. Não que os dois não tenham seus méritos, mas vamos concordar que, sem a ajuda (e alguns sacrifícios) de Hermione, não teriam realizado muita coisa. Ela também é a prova de que é possível ser corajoso de um jeito inteligente — leia-se: sem se arriscar de maneira idiota. Vide o que ela fez com os pais pelo bem deles.


Harry Potter na visão da Hermione, por Potterish:
Volume 1: Hermione Granger e a vez em que me utilizei da pesquisa e dedução racional para salvar a vida do Harry
Volume 2: Hermione Granger e a vez em que mesmo petrificada eu fui útil, embora eles só tenham notado a descoberta muitos dias depois
Volume 3: Hermione Granger e a vez em que salvei o dia em duas dimensões temporais
Volume 4: Hermione Granger e a vez em que eu ajudei o Harry a não morrer ou passar vergonha no Tribruxo e fui notada por um astro internacional
Volume 5: Hermione Granger e a vez em que ajudei a fundar um grupo de estudantes revolucionário, alertei Harry sobre uma falsa visão — e ele não me ouviu — e lutei contra comensais da morte e sobrevivi para contar a história
Volume 6: Hermione Granger e a vez em que eu alertei Harry sobre os riscos de copiar o trabalho de alguém que não seja eu — e, veja, eu estava certa!
Volume 7: Hermione Granger e a vez em que deixei Harry decidir o nosso destino e passamos meses andando por aí sem rumo, fui comensal por um dia, sobrevivi a uma batalha e finalmente Rony e eu nos beijamos — eu o beijei

Leia as resenhas:

Luna Lovegood

Luna Lovegood por Numyumi
Luna Lovegood por Numyumi no Deviantart.

E, por fim, a minha personagem favorita de todas. Aquela que tem coragem de ser em público a pessoa que nós somos só quando estamos sozinhos em casa. Que defende seus gostos e não tem medo de ser julgada por eles. Gentil, mas nem por isso boba ou ingênua. Luna tem outro tipo de coragem: a coragem de ser ela mesma.




E são essas as dez personagens que eu acredito que todos deveriam conhecer. E quanto a você? Quais são suas personagens favoritas?


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

2 comentários :

  1. Adorei o post, fez uma ótima escolha de personagens! E acho que a Luna está entre todas as listinhas de melhores personagens, todos a amam hahahah
    Beijos, flor!

    http://estantefantasia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! E, realmente, não tem como não gostar da Luna.
      Beijos e muito obrigada pela visita!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...